domingo, 15 de agosto de 2010

'Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento'

Hoje eu consegui enxergar as maravilhas que a vida tem, que cada dia é uma nova chance, uma forma de recomeço, um incentivo pra nos tornar melhor do que fomos ontem e um desafio para amanhã sermos melhores.
Uma coisa que aprendi é que nós somos o bem mais precioso que possuímos, que temos que usar nosso corpo, nosso templo, para espalhar amor e bons fluídos às pessoas.
Mas o que extraí, de todas as experiências por quais passei até o dia de hoje, é que não adianta querer fazer o bem ao próximo, em querer ajudar, se a gente não consegue fazer isso por nós mesmos. A gente tem que primeiro se dar valor para saber valorizar o próximo, pois se nos destruímos de uma forma ou outra, o próximo, por ser nosso semelhante, também será prejudicado, e de nada adiantará as nossas ações com ele, porque dentro de nós, mesmo que sem intenção, elas não serão sinceras... ‘Faça ao próximo aquilo que queira para ti’. Como querer ajudar alguém, se a própria ajuda necessária ao nosso ser nos é negada? Como desejar o sucesso ao próximo, se não sabemos e não aspiramos ao nosso também? Não há como querer o bem se não sabemos a sua essência, se não entendermos que todos nós somos merecedores da felicidade.

Contudo, não podemos pensar só nas coisas boas quando nos referimos a mensagens de inspiração, pois seria também hipocrisia afirmar que as dificuldades são fáceis de superar, porque não são, ou até mesmo julgá-las quando não as nossas, pois cada um, mesmo que seres semelhantes, temos condições e evoluções diferentes, o que significa que cada experiência, mesmo que idêntica para diferentes pessoas, serão superadas e aproveitadas de forma singular, pois cada um absorverá delas aquilo que lhes for necessário. Nunca se lamente pelos obstáculos que virão a nossa frente ou pelos quais já passamos, Deus não nos dá um fardo maior do que aquele que agüentamos. Cada obstáculo tem o propósito de nos fortalecer, de nos ensinar e nos fazer enxergar o quão forte somos e poderemos ser.

Pelas dificuldades que enfrentei na vida, várias vezes me questionei se merecia ter passado por tudo isso, se é justo tirarem um bem de alguém que batalhou tanto para conquistá-lo, se é justo alguém expor a sua intimidade ou agredi-lo de uma forma da qual você não pode se defender, ou se é justo não termos reciprocidade nas coisas ou sentimentos ou nas quais aspiramos. Não se lamente. Estamos aqui pra aprender, pra evoluir... E hoje posso afirmar que todas essas ‘tragédias’ me deram força pra continuar a conquistar os meus objetivos, me mostraram que não adianta ódio, rancor ou mágoa, que isso só faz mal para nós mesmos, não para as outras pessoas; a inveja para com o próximo pode até atrapalhar a vida da pessoa, sim, mas faz com que a nossa pare de vez.

Eu aprendi que não devo me inferiorizar me comparando com as pessoas, ou que nunca chegarei onde elas estão, devo vê-las como motivação, exemplo, e como o esforço e a dedicação são poderosos. Não se lamente pelo trabalho árduo que temos que enfrentar, ou pelas restrições que passamos na vida, a gente tem o que precisa pra ser feliz, só precisamos aprender a usar isso ao nosso favor; assim como a muleta serve para apoiar o corpo de quem não tem sustentação, a gente tem aquilo que necessita, sem mais nem menos. Se você não conquistou o carro do ano, por exemplo, significa que não é isso que te fará feliz, as conquistas materiais são importantes, sim, mas não necessárias.

A maior alegria do ser humano é o raciocínio, a inteligência que Deus nos proporcionou, só precisamos aprender a usá-las com sabedoria. Não se deixe levar por pensamentos negativos ou influências alheias, os monstros e fantasmas que nos perturbam somos nós mesmos, e às vezes, esses monstros conseguem nos derrubar, mas Deus deu a todos a resiliência para aprendermos a usá-la. Eu aprendi isso da pior maneira possível, afastando pessoas de mim, quando deveria tê-las trazido pra perto, mas não me frustro, e não acho que seja um bom motivo pra isso... A gente precisa aceitar que o que acontece na vida da gente tem um motivo, e mesmo que ocorram mudanças inesperadas em nossa vida, precisamos superá-las e entender que ajudarão, de uma forma ou de outra, no nosso crescimento interior.

Nunca deixe que o desânimo domine. Ele é nosso pior inimigo. Sempre quando aparecer, mostre o quanto é forte, que tem domínio sobre ele, e principalmente, sobre você.
Não deixe que os problemas te suguem a energia; absorva deles a força pra superá-los, é pra isso que eles existem; e se um dia se perder ou se desorientar do caminho correto, ou então se desmotivar devido ao que lhe aconteceu na vida, lembre-se que sempre há o retorno na pista, mesmo que distante, o caminho de volta é possível, só basta querer.

O ser humano é um ser social, e que precisa de carinho e atenção. Aqueles que se isolam ou se fecham, não dão oportunidade para novas chances de felicidade na vida. É impossível ser feliz sozinho, é claro que, isso não significa que não se tenha que ser bem resolvido, saber ser independente em relação aos outros, mas quem se prende à solidão, nunca encontrará o apoio necessário para a superação. O homem precisa do outro, independentemente do porquê, para buscar o seu melhor e querer o melhor dos outros.

Certa vez tive que ouvir que preciso me amar mais. Confesso que passei uma fase muito difícil, cheia de inseguranças e incertezas, até concordo com isso, e hoje graças a Deus consegui enxergar todo o meu potencial, mas consegui não confundir esse amor com idolatria por mim, achar que sou melhor e que não preciso de ninguém. Essa é a maior idiotice que eu já ouvi. A gente precisa da motivação do próximo, do estímulo, das vibrações, da troca de sentimentos e experiências, afinal, ‘Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar’, ou melhor, ‘Ninguém é tão alguém que nunca precisou de alguém’. O que me entristece é ver como pessoas se prendem a frustrações e se impedem de serem felizes, mesmo com a oportunidade à frente.
Nunca perca uma oportunidade, porque elas não são pra sempre e podem ir embora se não forem reconhecidas. Por isso aconselho: ame, perdoe, deixe o orgulho de lado, até hoje não conheci nenhum orgulhoso feliz; se prender a coisas insignificantes e a superioridade não deixam que sentimentos importantes ocupem nossa vida. Se permita, se deixe viver e sentir, e não se frustre caso sua humildade não for retribuída ou reconhecida, o importante é fazer a nossa parte. O que nos pertencer será nosso, independente de como, mas nunca conseguiremos nada de bom se não mantermos o coração aberto e sermos sinceros conosco. Seja feliz, se deixe levar...

Não se arrependa das suas escolhas; quem se abre a uma nova chance, sempre encontrará outras pelo caminho. Quem se fecha, fecha os olhos para o mundo, e se mata, pois como diz o grande Luis Fernando Veríssimo: ‘Embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu’. Se permita! A gente merece a felicidade maisdo que tudo nessa vida. Vamos viver tudo o que há pra viver. Carpe Diem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário