sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Admirável chip velho

O ser humano é um ser social, ele precisa da sociedade, do meio para se desenvolver. Tá, tudo bem. Mas confesso que a sociabilidade das pessoas é uma coisa que me intriga.
Ontem à noite, num barzinho da cidade vizinha, eu fiz uma brincadeira saudável (ou não) de tentar analisar um pouco as pessoas e então comecei a reparar. Eu não entendo, às vezes eu me sinto um pouco alheia, diferente, mas de vez enquando também faço as babaquices que toda pessoa faz; anyway:
Eu vi mulheres extramamente lindas, fato, mas extremamente desconfortáveis em roupas justas super apertadas e sapatos torturantes, que querem ser desejadas; eu vi homens, a maioria no mesmo estilo, uma camisa polo, o clássico colar prata no pescoço e, claro, o copo de cerveja na mão, olhando desesperadamente (mas disfarçadamente) para os lados para fazer constar que eles são cools por estarem ali, pagando de gatinhos.
Aí eu paro e olho, percebo como as pessoas vivem de aparências: cheias de sorrisos, de conhecidos e de cumprimentos à pessoas nada estimadas. Perceba que quem estiver fora desse padrão, sem sorriso lindo ou uma roupinha legal, sempre vai ser um tanto negligenciado, no caso em questão, inclusive pelos próprios funcionários do lugar, porque eles tem a mesma distinção de seus clientes, por isso o ser humano, além de social, é relacional. A sociedade brasileira é assim. A gente tem o nosso próprio "jeitinho", e vai sempre pela proximidade das coisas e com as pessoas, a gente analisa os outros pelo que eles tem não pelo que são. Veja exemplos na política, de como os cargos são escolhidos através da velha e boa confiança, repare se um pobre recebe o mesmo atendimento que um rico no lugar que estiverem, não eles não receberão; porque gente pobre deixa o lugar feio, mal frequentado.É assim que funciona. Me deixa triste, a superficialidade em que as pessoas vivem, todo mundo agindo parecido, de acordo com o que ditam, parecendo formigas; elas tem a sua 'sociedade' estabelecida por padrões, mas genéticos, tem suas funções similares, vivem do mesmo jeito, mas elas ao menos não pensam.
E parafraseando, me desculpem os burros, mas inteligência é fundamental.

Um comentário:

  1. Desse conceito de sociedade, imposta desde os primórdios, é que nasceram as "tribos"! E sempre foi assim, muito igual. Quem era diferente seria discriminado dentro do próprio grupo. Hoje não mudou nada. Eu acho legal ser diferente. Teve uma outra frase sua que eu adorei: Convença pela essência e não pela aparência! Primeira mulher no mundo que eu vejo escancarar essa personalidade dessa forma. Talvez eu entenda melhor isso quando te conhecer.

    ResponderExcluir